05/08/2015

[Processo] Paula Lavigne na Justiça com a família de Carmem Miranda!


Figura das mais pitorescas e conhecidas do país, Carmem Miranda completa 60 anos de falecimento nesta quarta-feira (5) e, imortalizada em filmes populares produzidos em Hollywood, a artista portuguesa teve sua imagem proibida de ser utilizada na TV e no cinema por sua família.

A última aparição de Carmen nas telonas foi em 1995, no documentário Banana is my Business, de Helena Solberg. Três anos depois, a produtora Rio Vermelho - de Paula Lavigne e Renata de Almeida Magalhães - adquiriu exclusividade sobre os direitos biográficos da artista.

O jornal Extra conta que, negociada com a família, a aquisição foi acertada em 200 mil dólares, aproximadamente R$ 600 mil. Em 2006, antes de entregar a última quantia, a produtora alegou, porém, que o valor estava acima do mercado. Após nove anos de processo, os parentes ganharam, em todas as instâncias.

Representante de Paula Lavigne e Renata Magalhães, o advogado Eduardo Senna enfatizou ao jornal Extra que o novo marco legal sobre biografias, aprovado em junho pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estabelece outros rumos para o debate.

"Agora, o valor do contrato passou a ser zero, já que qualquer um pode fazer o filme. Reiniciaremos a conversa".

Filha de Aurora Miranda, irmã mais famosa da Pequena Notável, Maria Paula Richaid, de 65 anos, não esconde o cansaço com o impasse.

"Esse nó cego me deixa muito triste. Aos poucos, fui me afastando e deixando para os advogados", destaca ela, à frente da empresa da família.

Em meio a tamanho embaraço, fãs da portuguesa mais baiana do universo aguardam a chance de poder revê-la sob novos ângulos. Entre os projetos atravancados pelas papeladas do judiciário, figuram uma cinebiografia com Rita Guedes e Fábio Assunção no elenco e uma minissérie da TV Globo, inspirada no livro Carmen, de Ruy Castro.